Collants, coque para o alto, muito brilho e apresentações fantásticas com leveza e precisão… Talvez essa seja a primeira imagem que venha nos seus pensamentos quando o assunto é ginástica. Mas, você conhece nossas principais atletas, que representam nosso país e nosso esporte pelo mundo todo?
A história da ginástica remonta lá para os tempos de Grécia antiga, onde os gregos tinham o hábito de praticar vários exercícios, para cultuar o corpo e como preparação militar.
Já na era moderna, a ginástica foi fortemente impulsionada pelos alemães, que após uma derrota da Alemanha prussiana para a França lá nos anos de 1800 observou um bom treinamento na ginástica para que os jovens conseguissem defender sua pátria, tendo o idealizador dessa ideia preso por volta dos anos de 1820, e também a prática de ginástica na Alemanha sendo proibida nessa época o que fez com que as pessoas procurassem outros lugares para treinar, daí então difundindo o esporte pelo mundo.
No Brasil, a ginástica “olímpica” chegou em 1824, trazida pelos alemães que colonizaram o Rio Grande Sul, em novembro de 1858 foi fundada a Sociedade de Ginástica de Joinville. A participação do Brasil em campeonatos internacionais tem início em 1951, quando foi disputado os I Jogos Desportivos Pan-americanos, e em 1979 foi criada a Confederação brasileira de Ginástica.
No Brasil, demorou um pouco para as atletas femininas brasileiras terem destaque nas competições. A primeira participação da ginástica feminina de uma brasileira em uma olimpíada foi Cláudia Magalhães, apenas no ano de 1980 nos jogos de Moscou, que ficou no 31º lugar. A primeira ginasta brasileira a participar de duas Olimpíadas foi Luisa Parente. Ela fez história ao chegar a uma final olímpica na modalidade, nos jogos de Seul 1988.
Com o decorrer do tempo nossas atletas brasileiras ganharam mais espaço e mostraram todo seu talento para o mundo, conquistando medalhas e renome no mundo todo, dentre elas temos:
Daiane dos Santos
A atleta de ginástica artística feminina mais conhecida da atualidade. Daiane dos Santos participou da primeira seleção brasileira completa a disputar uma Olimpíada e foi a primeira campeã mundial da ginástica artística feminina do Brasil.
Ela conquistou a medalha de ouro no Campeonato Mundial de Anaheim 2003 em sua maior especialidade, o solo, se tornando um dos principais nomes da Ginástica do século 21. Foi nessa competição que ela realizou pela primeira vez o movimento que recebeu seu nome: o duplo twist carpado, chamado de Dos Santos I.
Daniele Hypólito
Quando falamos em atletas femininas da ginástica artística também não podemos esquecer de Daniele Hypólito, um outro grande nome na modalidade.
Ela foi a primeira brasileira a conquistar uma medalha mundial, no Campeonato de Gante 2001, no qual ela ficou com a prata.
Jade Barbosa
Jade Barbosa é outra ginasta muito importante. Ela fez história quando se tornou única atleta que ganhou mais de uma medalha em Campeonatos Mundiais e a única a ganhar medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos.
Rebeca Andrade
É óbvio que não deixaríamos de falar da atleta mais conhecido da atualidade, dentre as atletas femininas. Rebeca Andrade fez história na ginástica artística, trazendo conquistas inéditas para o Brasil na modalidade.
Rebeca se tornou a primeira ginasta feminina brasileira a subir ao pódio de uma olimpíada. Ela conquistou a prata no individual geral em Tóquio. Passando pelo salto (sua melhor nota), paralelas, trave, e, por fim, o solo, o aparelho que lhe deu a conquista ao som de “Baile de Favela”.